quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Técnicos administrativos da UFPE votam pela greve


A assembleia dos técnico administrativos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aconteceu, nesta quarta-feira (8), às 9h30, na Avenida dos Reitores, na entrada do campus da universidade. Os mais de 150 servidores que compareceram realizaram a votação, que decidiu pela continuidade da greve e pela não aceitação da proposta de 15% de aumento salarial do Governo Federal. 
A entrada da Cidade Universitária foi bloqueada para o acesso de veículos, com pneus e cones, causando um congestionamento nas imediações da instituição. Alunos e outros servidores da UFPE cruzaram o campus a pé. Apesar do sindicato disponibilizar alguns servidores para orientar e tentar organizar o trânsito, o ato gerou algumas indignações de quem precisa passar de carro pela portaria, como Ricardo Macedo.“Tenho uma reunião no Hospital das Clínicas e eu quero e vou passar”, disse o advogado, que foi impedido por alguns técnicos de retirar a barricada. Já a mestranda de saúde humana e meio ambiente, Soraia Lins, contou que teve que estacionar o carro longe do campus e andar até a entrada. “Não me importo de andar, porque acho que vale a pena. É por uma boa causa. Porque se não houver esse protesto, não resolve nada”, afirmou a estudante. 
O ato foi marcado pela calma dos servidores e pela indignação de outros, como uma funcionária, que mostrou uma carteira da Secretaria de Educação do Estado, e afirmou não apoiar o movimento. Após receber algumas vaias dos técnicos presentes, a mulher fez gestos obscenos para os servidores, sendo retirada por uma amiga, logo em seguida. 
De acordo com o coordenador de comunicação com a Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federais de Pernambuco (Sintufepe), Guilherme Costa Neto, ainda haverá outras manifestações. Segundo o servidor, a proposta do Governo foi indecorosa. “A ideia agora é radicalizar e fazer protesto. Eles (Governo Federal) estão brincando com o servidor administrativo”, contou o técnico. 
Segundo a Assossiação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), atendendo a um pedido dos professores, que realizam assembleia geral nesta tarde, a entrada para o campus da UFPE deverá ser liberada às 13h desta quarta-feira (8). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário