quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Comissão que afere o ensino superior tem novo presidente

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18030


Terça-feira, 21 de agosto de 2012 - 13:24

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) elegeu nesta terça-feira, 21, o novo presidente, Robert Evan Verhine, doutor em educação e professor da Universidade Federal da Bahia. Ele foi empossado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.

Durante a solenidade de posse, o ministro ressaltou o importante papel da comissão ao coordenar e supervisionar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) nos últimos anos. Mercadante pediu ao novo presidente, em razão dessa atuação fundamental da Conaes, uma ação mais integrada e articulada com a Secretaria de Regulação e Supervisão (Seres) do MEC e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O ministro sugeriu outros três pontos que devem integrar a pauta da comissão neste e no próximo ano: a definição de novas diretrizes para o ensino particular superior, o acompanhamento da qualidade da educação a distância nos cursos de graduação e o reconhecimento de diplomas internacionais. “A presidenta Dilma Rousseff foi eleita para presidir o Mercosul, de forma pro tempore; em outubro, os ministros da Educação terão reunião na Argentina, e há expectativa de construirmos instrumentos comuns de avaliação da qualidade do ensino”, disse Mercadante. “Também poderemos avançar na questão de bolsas de estudos e no reconhecimento mútuo de diplomas de instituições de excelência.”

Avanço — O novo presidente da Conaes, Robert Evan Verhine, integra a comissão há cinco anos e desempenhava a função de presidente pro tempore. Segundo ele, o trabalho do grupo tem avançado muito, em vários aspectos. “A comissão deve considerar e respeitar os princípios e fundamentos estabelecidos no Sinaes, mas também tem de considerar o que é viável, pois isso dará a consolidação que se deseja para o sistema de ensino superior”, disse.

A Conaes é composta por 13 integrantes. Seis deles foram nomeados nesta segunda-feira — Claudia Maffini Griboski, representante do Inep; Andréa de Faria Barros Andrade e Antonio Simões Silva, do MEC; João Carlos Pereira da Silva e Maria Clara Kaschny Schneider, por notório saber científico; Rolando Rubens Malvásio Júnior, do corpo técnico-administrativo federal.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário